domingo, 13 de março de 2011

Eles voltaram!


Nos últimos dois dias o futebol brasileiro, especialmente para são paulinos e santistas, teve dois grandes motivos para comemorar: Fabuloso e Ganso voltaram!


O primeiro retorna ao São Paulo após 6 anos e um negócio de quase 20 milhões de reais. Em sua primeira passagem ao clube guardou 118 tentos e agora busca, em 4 anos de contrato, a marca de maior artilheiro da história do clube de 242 gols by Serginho Chulapa.

Luis Fabiano é um jogador fora de série, técnico, matador, guerreiro e, acima de tudo, brigador. Entra no seleto grupo junto com Kléber Gladiador, Tévez e ... (disse que era um grupo seleto). Aquele tipo de atacante que intimida o zagueiro e não o contrário, que faz gol de tudo quanto é jeito, que chama a responsabilidade para si e decide jogos.

Foram essas características que o tornaram ídolo no São Paulo em uma época de títulos escassos e excesso de jogadores medíocres. “LU-IS FA-BIANO” era entoado no Morumbi como nenhum outro nome. Em seu retorno à 9 do São Paulo, Fabuloso busca gols, títulos e voltar à 9 da amarelinha, que ainda não teve nenhum realmente dono pós-Ronaldo.


O Santos jogou bola de time pequeno no 1o  tempo contra o Botafogo-RP e no intervalo, ouvia-se vaias. O bom público na Vila queria é ver o retorno de Paulo Henrique Lima, o Ganso.

Ele precisou de 199 dias e 20 segundos para nos lembrar o quanto é craque de bola. Recebeu na meia cancha e acertou um primoroso lançamento no costado da zaga para Zé Love, que rolou para o artilheiro Elano guardar mais um. Dez minutos mais tarde, deixou o dele completando cruzamento (novamente de Zé Love) na grande área.

Ganso é craque, é gênio. Um meia esquerda das antigas, com toque de bola refinado, visão e inteligência de jogo. Não vi, mas deve lembrar um Gérson ou Rivellino em início de carreira. Faz o futebol parecer simples e retorna à camisa 10 que o Santos e seleção brasileiro tanto anseiam.


Rodolfo Castro

Um comentário: