quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Racha no Clube dos 13 pode fazer o futebol brasileiro voltar 10 anos no tempo

Como era de se esperar o Clube dos 13 rachou esta semana. O Corinthians abriu a debandada, e até o momento ainda há a possibilidade dos quatro grandes do Rio também aderirem a saída, já que estes clubes acreditam que negociando seus direitos de transmissão sozinhos podem ganhar muito mais. E se isso não acontecer?

São muitas as hipóteses. A que mais se comenta é a da formação de duas ligas, fazendo com que o que até então era visto como impossível, possa se tornar realidade. Logo agora em que tudo se encaminhava para um final feliz e aparentemente abria-se uma nova e positiva página para a história do futebol brasileiro.

Isso porque o Clube dos 13, representante dos principais clubes do país, comprometeu-se a distribuir um edital de concorrência às emissoras interessadas em transmitir o campeonato brasileiro a partir de 2012. Neste edital o valor mínimo para que se selasse o acordo seria para a emissora que pagasse pelo menos 500 milhões de reais, valor que posteriormente seria repassado aos clubes. Vale lembrar que hoje em dia se paga a metade.

A verdade, e todos sabem, é que o futebol virou um negócio gigantesco, e que na essência deveria ser vendido como um produto para atender a sua razão de existir: a paixão de milhares de torcedores. No entanto, infelizmente, ele serve para atender projetos pessoais, preservando e mantendo à sua frente homens com reputação manchada e, como todo negócio, atendendo interesses de todos os lados.

Sabe-se que a CBF e Clube dos 13 nunca bateram. A dúvida que fica é por que o Corinthians, clube atualmente mais próximo do senhor Ricardo Teixeira, teria sido o primeiro a liderar esse racha? Por que os cariocas também têm o interesse em rachar o Clube dos 13? Talvez  porque Andrés, o pivô do racha, foi chefe da delegação brasileira na última copa e pretende suceder Ricardo Teixeira na presidência da CBF.

Mas Andrés não advoga em favor da CBF gratuitamente. Em troca: favorecimentos nos gramados e nos bastidores cujo auge foi a exclusão do Morumbi da copa do mundo e a inclusão de um estádio que ainda nem existe. Cujo projeto conta, segundo a própria FIFA, com 109 erros como aponta o blog de Vitor Birner.

A preocupação agora é que isso não diminua o nosso futebol. Isso relembra  a mesma situação que aconteceu no futebol italiano, quando Napoli e Juventus resolveram se rebelar também contra os direitos de transmissão e lideraram uma revolução. O resultado era óbvio: depois que os clubes perceberam que negociando sozinhos seus direitos de transmissão não ganhariam mais do que antes, quando os mesmos direitos eram negociados por um intermediário, como o Clube dos 13, quiseram voltar aos direitos antigos. Afinal, desde o colégio se aprende que o poder de barganha de muitos é muito mais eficiente do que o de uma única pessoa.

No final, a emissora que nada tinha a perder com toda a confusão aceitou a volta dos clubes. Porém, o jogo tinha se invertido e para voltar se quisessem receber parte do valor negociado teriam aceitar a proposta feita naquele momento sem possibilidade de contestação. Valores esses inferiores aos que recebiam antes.

Moral da história: veja onde o futebol italiano está indo depois desta palhaçada toda e lembre-se que o Brasil não é um país da Europa, aqui o buraco seria mais embaixo...


Felipe “Priso Love” Sanches

13 comentários:

  1. Aposto que o uso de imagem do Corinthians e Flamengo juntos são maiores do que todos os outros 18 clubes junto!

    Talvez por isso o racha, clubes que apontam maiores índices de audiência deveriam receber mais direitos de imagem.

    Será que isso era atendido?

    Os outros clubes não perdem nada... quem vai dar a cara a tapa é quem sair. Como você acredita, e se eles conseguirem menos dinheiro?
    Eu não acredito. Que emissora não tem lucro nas transmissões dos jogos do Corinthians?

    Post com muita especulação e pouca prova. Favorecimentos no gramado??? Haha, manda aí os fatos.

    Thais B.

    ResponderExcluir
  2. Os 4 do rio só nao sairam por que tem rabro preso! Cabe um deve 20 mi em media de direito de imagem que pediram adiantado ao clube dos 13 e em caso de quebra de contrato teriam que pagar e como nao tem 1 puto bolso continuam atrelados ao Clube dos 13.
    Em primeira mao

    OTATASABETD

    ResponderExcluir
  3. Se a divisão fosse feita medindo o tamanho da torcida para dai serem estipulados os valores de direito de imagem, seria o fim do futebol brasileiro, já que esses direitos são também repassados a clubes da serie b e c,e se isso acontecesse eles nao receberiam quase nada, logo nao teriam caixa pra pagar suas contas e logo iriam a falência. Seria justo?

    QUEMSABSAB

    ResponderExcluir
  4. Muito bom comentário. Como diria o célebre meiocampista inglês Shakespeare:"há mais coisas entre uma trave e outra do que sonha tua vã filosofia".

    RS

    ResponderExcluir
  5. Bela estreia Priso Love, na mosca!
    O comentário acima do meu retrata bem, não é só por não termos provas que o fato não é verdadeiro, só significa que não temos provas.
    O sr. Ricardo Teixeira está há tanto tempo no comando da CBF quanto um ditador no OM ou norte da África. Ele manda e desmanda como bem entende e faz pouquíssimo bem ao futebol nacional.
    Rabo preso, com outros de sua matilha, à Globo.

    ResponderExcluir
  6. Anticorintianos ajudam Corinthians a negociar com TV

    Andrés Sanchez está seguro de que negociando individualmente o contrato de transmissão de TV do Brasileiro conseguirá mais dinheiro do que ficando no Clube dos 13. Em voo solo não teria que respeitar a atual divisão do bolo.
    Sozinho, o cartola fica mais à vontade para usar o seu principal trunfo: o fato de o Corinthians ser um campeão de audiência. Além de números do ibope, a diretoria alvinegra tem um argumento curioso, ancorado nas torcidas rivais. A tese é a de que o time do Parque São Jorge tem uma audiência fenomenal porque nenhuma outra equipe consegue colocar diante da TV tantos “secadores”, além de sua própria torcida.

    Não há pesquisa comprovando que mais são-paulinos liguem a TV para secar o Corinthians do que vascaínos para para botar olho gordo no Flamengo, por exemplo. Mas a gritaria (e rojões nas partidas mais importantes) que se ouve nos prédios da capital paulista quando o Corinthians leva um gol é um indício de que a tese está certa.

    ResponderExcluir
  7. Perfeito o primeiro comentario. Porque um time que da em media 20 pontos de audiencia deve aceitar ganhar o mesmo que times q nao chegam a 10. Para se ter uma ideia, a estreia do SP na Copa do Brasil deu menos audiencia que o PAulista X Corinthians.
    Negociar devido ao tamanho da torcida seria o fim do futebol brasileiro pq prejudicaria times da serie b e c? Entao os que dao audiencia tem q se sacrificar para ajudar os times menores? Cada um corre atras do que é seu e do que merece. Se for assim, negocie patrocinios de camisas de todos os clubes da serie A juntos. Nao seria uma boa ideia?
    O Presidente do Santos esteve recentemente com a Seleçao em seus amistosos, isso deve ser esquecido? Ou foi só o Andres que foi chefe de delegaçao da seleçao? Ou isso nao deve ser lembrado? Piada.
    Como foi mto bem dito no primeiro comentario, cada um corre atras do que é seu. QUero ver o Clube dos 13 exigir 500 milhoes sem o campeao de audiencia. Alem do que, se essa formula é tao maravilhosa e o Clube dos 13 tão importante e bom para o futebol, pq só agora, mais de 20 anos depois da criaçao desta entidade, se tem essa brilhante ideia da licitacao?

    Por fim, favorecimento dentro de campo? hahaha chora na cama que é lugar quente vai!

    Felipe Peu

    ResponderExcluir
  8. Pena que a audiencia esse ano em numeros absolutos vai ser bem pequena!! Acabo o ano, acorda felipe peu. Seu time vai fecha pra balanço, viva o corinthians do parana!!



    Seu maior inimigo

    ResponderExcluir
  9. E viva os "Anônimos"!!

    TV Globo fecha a porta na cara do Clube dos 13 - http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/02/rede-globo-esta-fora-da-licitacao-de-direitos-de-transmissao-do-brasileiro.html?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=globoesportecom

    Quem vai fazer o futebol brasileiro voltar 10 anos no tempo é a própria sem noçãozisse do Clube dos 13. Quem vai pagar 70% A MAIS do que paga hoje em dia para transmitir os jogos?

    A Tv Globo não é burra e sabe que é preferência nacional. Ela em desacordo com a licitação acaba com toda a babaquisse desse Clube dos 13 que achavam que iam ser espertões, duplicando os ganhos sem fazer nada mais do que já fez todos esses anos. Mesmo número de jogos, campeonatos...

    A TV Globo estando contra, conversariam exclusivamente com cada clube e assim fariam suas propostas individuais.

    Quem tá errado agora, o Corinthians por sair de um Clube que não garante a cada time a parcela correspondente a seu IBOPE, que simplesmente duplica os ganhos sem mais nem menos para que as TVs supostamente disputem o direito de transmissão? Como se outros canais tivessem a mesma capacidade e qualidade que a Globo tem...

    Sem Globo não há futebol, galera... Tonto o presidente do Clube dos 13 que acha que o SBT tem estrutura para transmitir várias partidas de futebol. Hahahahahaha, parece piada.

    ResponderExcluir
  10. hahaha meu querido meu maior inimigo,

    O "ano acabou", porem a audiencia segue mais alta que os jogos do SP no "salva ano" Copa do Brasil, conforme eu disse anteriormente. EM NUMEROS ABSOLUTOS SIM. 20 pontos de audiencia contra o Paulista. Santos e Palmeiras nem se fala, comparar torcida ou audiencia com esses é piada.
    ALias, se vc for bambi (ou porco) me responda, se vc pudesse escolher ganhar nesse glorioso ano, brasileiro ou copa do brasil?
    Depois dessa resposta, vc vera que o ano nao acabou nao.
    Se for sardinha, aceito sua frase, mas acredito que o sonho nao ira durar mto, com Adilson Batista isso é uma certeza.

    Grande abraço,

    Felipe Peu

    ResponderExcluir
  11. A questão é: Se audiencia ganhasse jogo, a china seria a maior campeã mundial. O fenerbache o maior europeu. e o curinga o maior sul americano.
    Pouco me importa se meu time aparece mais x na tv, pq eu tenho cash pra ir no estádio ver quando eu quiser . Eu quero como amante do futebol acima de tudo, que os times tenham mais dinheiro pra tornar o campeonato mais forte e competitivo. Quero que eles aprendam que como no mundo todo a maior receita nao tem que vir de cota de tv, e sim de açoes de marketing e da torcida, assim como barça,real,manchestes,chelsea,arsenal e etc. E com esse racha estamos indo pelo caminho contrário.

    ResponderExcluir
  12. Audiencia é o que da dinheiro para TV, pq é ela quem faz um anuncio de propaganda da Globo valer 10x mais que um anuncio na RedeTV. É pela audiencia que a TV tem interesse em transmitir futebol, por isso nao se transmite rugby ao vivo na globo. Portanto, é a lei natural das coisas quem oferece mais dinheiro pedir mais dinheiro. Simples assim. Ninguem quer fazer caridade para ninguem, para fortalecer o futebol. Vc presidente de uma empresa aceitaria reduzir seu faturamento para oferecer a sua concorrente a fim de "fortalecer o mercado"? Que bobagem. A receita tem q vir de tudo que é lugar, nao só do marketing. E dinheiro de torcida vem em forma de renda de ingresso, venda de camisas E de cota de TV. Ninguem tem q fazer caridade, tem que buscar dinheiro onde achar que vai conseguir mais. Fortalecer o futebol é de responsabilidade da CBF e Federações Estaduais, esses sim nadam em dinheiro e deixam os deixam caixa e nas mãos de seus diretores. QUem deve ser cobrado sao esses, nao os times que estao buscando o que é melhor para eles mesmos. Isso ai é tudo mimimi de time que nao tem força para negociar sozinhoe fica com medo de perder dinheiro.

    Felipe Peu

    ResponderExcluir
  13. Felipe Peu,

    Excelente defesa. O jogo do Corinthians com o Paulista teve mais audiência por ser domingo, se comparar com quaisquer jogos, a não ser finais de Libertadores, Copa do Brasil ou Sul-Americana, verá a diferença.

    Sim, a torcida do Corinthians é a segunda maior do Brasil e o clube goza de um peso enorme nas negociações, mas não anda sozinho. Ronaldo fora, menos jogos durante o jogo, time pior que dos anos anteriores, talvez não fosse de bater de frente com todo mundo...

    Se conseguir uma cota maior em outra emissora sozinho, só tenho de parabenizar o clube e o presidente Andrés.

    Se isso "complicar" o político futebol nacional serão cobrados lá na frente.

    ResponderExcluir