terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Porque os clássicos no Rio são espetáculos e nos de São Paulo falta magia

Esse post nasceu de um acalorado debate sobre os clássicos do último fim de semana (Fluminense x Botafogo e Palmeiras x Corinthians) no nosso boteco virtual, “O Chat”, quando Pedro Rocha, o sociólogo da bola, colocou:

“Clássico no Rio é sempre jogo aberto, suicida, pra frente. Enquanto em São Paulo o clássico é sempre truncado, estudado, marcação forte e poucos gols”.

De fato, tem sido assim nos últimos tempos, salvo raras exceções.

A partir dessa preposição, os sete membros do “Chat” e convidados escalaram as respectivas seleções de cada estado, formadas apenas com os 4 grandes. Segue o resultado:

Rio de Janeiro
São Paulo
Jefferson
Rogério Ceni
Léo Moura
Jonathan
Dedé
Miranda
Gum
Chicão
Carlinhos
Roberto Carlos
Willians
Jucilei
Thiago Neves
Arouca
Conca
Ganso
Ronaldinho Gaúcho
Elano
Fred
Neymar
Louco Abreu
Kléber Gladiador


Muricy
Felipão

Observando as seleções dá para ver o porquê do campeonato carioca ser conhecido como estadual mais charmoso do país e o paulista ser o mais disputado. A seleção carioca é composta por jogadores mais emblemáticos e simbólicos se comparados com a eficiente e bem armada seleção paulista.

Sei que essa não é a única explicação para a afirmativa, talvez nem exista, mas não deixa de ser um exercício interessante de se fazer. Imaginar os melhores do Rio contra os melhores de SP é como uma reprise da semi-final da UCL de 2010, entre Barcelona e Inter de Milão.


Pena para os paulistas que nos últimos anos, em campeonatos brasileiros, o resultado tenha sido diferente. Sorte, em todos os aspectos, dos cariocas.

Quais as suas seleções e como imagina o placar de uma disputa entre RJ e SP?

4 comentários:

  1. P ter mais magia, Sampa precisa do MAGO VALDIVIA


    Mago

    ResponderExcluir
  2. Os unicos jogadores do Rio que cabem na selecao paulista (armada num 4-4-2) sao o Goleiro Jefferson, ja que Rogerio Ceni figura nesta lista por falta de opcoes razoaveis, e um dos meias (Gaucho, Neves ou Conca) na vaga de Elano.
    No resto a selecao paulista eh melhor e da um pau na carioca.
    Mazola

    ResponderExcluir
  3. Obrigado srs. Anônimos pelos comentários.

    Mago é uma ótima opção, principalmente, em termos de Magia. O Rivaldo pelo primeiro jogo é títular absoluto, pelo segundo, banco do Renatinho da Ponte. Não dá pra saber ainda...

    Mazola, como sempre, ótimos comentários.

    ResponderExcluir