segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O adeus do Fenômeno

Se algum professor de português ler esse texto receberei uma crítica já no título: Fenômeno, com letra maiúscula? Está errado!

Não, errado está você, com todo o respeito, digníssimo professor. Furacão, terremoto, vento, chuva....todos esses são fenômenos. Ronaldo é Fenômeno, é nome próprio, é ele e só ele.

Hoje é um dia mais do que especial no futebol. Um dos maiores gênios da arte de jogar a pelota está se despedindo dos gramados.....os deuses choram, os torcedores sentem um vazio inexplicável, os homens do marketing perdem um aliado (ou, definitivamente, ganham um).

Tenho alguns diversos ídolos no futebol: Pelé, Zico, Romário, Zidane, Gaúcho, Júnior, Taffarel, Maradona, Hagi, Stoichkov......e Ronaldo, o ídolo com o qual a minha geração cresceu e passou a amar. Ninguém, ninguém da minha geração não gosta do Ronaldo.

Tem gente que fala que Pelé não foi tudo isso, que Zico amarelou na Copa, que Romário não corria, que Zidane era destemperado, que o Gaúcho é pouco pelo que poderia ter sido, etc......mas o que falam de Ronaldo? Ele foi mal? Não correspondeu às expectativas?

Ronaldo é um craque inconteste, um gênio irrepreensível dentro das quatro linhas.

Não à toa, desde pequeno, em todos os times que joguei, eu sempre quis a camisa 9. Sempre me inspirei no R9. Ronaldo foi ídolo pelos gols, pela trajetória, pelas recuperações, pelas ressurreições, pelos títulos, recordes, e pelo carisma.

E não fui o único. Em imagens do mundo inteiro vimos camisas da seleção com o 9 de Ronaldo estampado nas costas. Na Europa, na Ásia, na África.

Ronaldo também errou diversas vezes, como homem público que é. Tal como no futebol e as guerras contra os joelhos, Ronaldo sempre se reergueu na vida pública. Muitas vezes, sem abrir a boca, sem falar uma palavra. O carisma é uma tatuagem que Ronaldo sempre carregou sem fazer qualquer esforço.

Claro que se Ronaldo abrisse a boca os dentes separados poderiam render mais alguns milhões com alguma ação de marketing....Rei do marketing, Ronaldo revolucionou o futebol, as cifras, a exposição de um jogador. Revolucionou também a palavra fenômeno, a figura do camisa 9 que antes era o atacante paradão que esperava pela bola.

Das cirurgias aos títulos, da convulsão ao recorde de gols em copas. Isto é Ronaldo, isto é Fenômeno.


Obrigado pelas alegrias, pelos ensinamentos. Obrigado pela copa de 2002, pela camisa 9, pelo carisma, pela trajetória toda.

Obrigado, sobretudo, por aquele outubro de 1996, quando você pegou a bola no meio campo, driblou e apanhou do time inteiro do Compostela e marcou a minha memória para sempre.

Obrigado, R9.


Rico Moreira, r9.
@FutebolBotequim (twitter)

10 comentários:

  1. Simplesmente O Cara. Parabéns pelo texto.
    abraços
    cuca

    ResponderExcluir
  2. Fenômeno só tem um e é eterno. Nunca imaginei contar com a honra de tê-lo vestindo o manto alvinegro, mais ainda, poder assistí-lo muitas vezes ao vivo vestindo o mesmo manto, comemorar seus gols e suas voltas por cima e defendê-lo nas discussões entre amigos.

    É um orgulho ter, na história, sua passagem pelo meu clube, sua artilharia em copas e suas superações.

    ResponderExcluir
  3. Sua mãe, sua irmã e sua afilhada, estão aqui emocionadas e orgulhosas com seu texto e sua paixão. Sua mãe passou até a admirar o Ronaldo depois de ler tudo o que você escreveu sobre ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo foi o maior que vi jogar.
    Já estou com saudade!!!
    Abs.

    ResponderExcluir
  5. é isso Ae Rico, parabéns pelo texto , o Fenomeno é tudo e mais um pouco do que vc retratou.

    ResponderExcluir
  6. Grande(s) R9(s). Inconteste, definitivamente uma das melhores palavras para definir o Fenomeno.

    Parabéns pelo texto meu querido.

    Abs.

    Bruninho

    ResponderExcluir
  7. Romário ou Ronaldo?
    quem foi melhor?

    pra mim, Romário, mas viva o R9!!!

    ResponderExcluir
  8. sua paixão pelo futebol, pelo ronaldo e pela camisa 9, é uma coisa muito bonita.
    belo texto, continue assim.

    Cacá.

    ResponderExcluir
  9. Ronaldo traíra infiel, vira-casaca...o cara ia no estádio, declarava amor, vestia a camisa, tem até uma revista do Flamengo com ele na capa jurando amor ao clube.....aos 33 anos ele vira corinthiano??
    BALELA!!!!

    ResponderExcluir
  10. "Depois de Ronaldo a camisa 9 passou a valer 10"

    ResponderExcluir