terça-feira, 16 de novembro de 2010

Liderança (in) questionável

O Corinthians reassumiu a liderança provisória e isolada do Brasileirão faltando 3 rodadas para o fim em um jogo que não faltou polêmica dentro e fora de campo. Agora o Timão depende exclusivamente de suas forças para levantar uma taça no ano de seu centenário. O motivo pelo uso dos parênteses no título do artigo, explico a seguir.

O alvinegro – posso estar enganado – é o único time que permaneceu entre as 3 primeiras colocações no campeonato e liderou por grande parte. E apesar de eu não considerar um time formado por ótimos jogadores, exceções os que já vestiram a amarelinha, ele foi muito bem armado pelo Mano e merece ocupar a posição que está pelo futebol que praticou durante o campeonato. Um futebol equilibrado, defensivo, de poucos erros e eficiente. Além disso, após 7 jogos sem vencer na reta final, ainda teve força pra se reerguer e reassumir o 1º lugar. Por essas razões a re-conquista da liderança é inquestionável.

Questionável foi como ela foi construída em cima do Cruzeiro. E nada explica melhor do que uma matéria do GloboEsporte, exibida na última segunda-feira (15/11/10) (vídeo abaixo). Foram muitos lances polêmicos e que prejudicaram o Cruzeiro. Mesmo assim não chega ao ponto de manchar o campeonato do Timão. Há 6 rodadas o time foi prejudicado contra o Guarani, bem como foi ajudado outras várias vezes. Alguns times são beneficiados pela arbitragem, foi assim com o São Paulo em 2007 e Flamengo 2009. Mas são, diríamos, sorte de campeão, uma tendência da arbitragem em marcar mais pra times grandes. Erros longe de serem taxados como o esquema de 2005.




Rodolfo Castro

2 comentários:

  1. Bela analise. Racional e ponderada, diferente de muitos profissionais da area que terminam por deferir julgamentos baseados em fatos isolados, motivados pelo imediatismo caracteristico da imprensa brasileira.

    Analise tatica:
    O Coringao e' o time mais moderno do futebol brasileiro, jogando num 4-1-2-1-2 com dois volantes que atacam e defendem com a mesma intensidade e ora fazem as vezes de laterais para uma descida surpresa dos alas alvinegros.
    Um dos meio campistas sempre aparece como um 3o atacante na area, e nao eh incomum ver o time atacar com 5 jogadores.
    Defensivamente o Pragmatico Tite congestiona a meia-cancha e somente Ronaldo nao tem responsabilidades defensivas, apesar de ele colaborar sempre que pode. Se esta ganhando tite freia as subidas de Jucilei e Elias, jogando com 3 volantes e contencao, e em diversas vezes colocando DaniLove para cadenciar e PaulinhoPitbull p. reforcar a marcacao.
    Por outro lado, Roberto Carlos ainda sofre quando encara um ala mais agressivo (ilsinho) e WilliamCapita dificilmente leva a melhor na corrida com um atacante.

    Garantia de 3 jogos disputadissimos e nao recomendados para cardiacos nesta reta final

    Mazola da Prancheta

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado Mazola da Prancheta.
    Exceto as colocações sobre DaniLove e PaulinhoPitbull que a única maneira deles reforçarem a marcação é congestionando o meio e mais nada.O Roberto Carlos vem muito bem. Alguns dizem que esse "queda" de produção é porque ele tem jogado com dores.

    Pra essas 3 rodadas o Corinthians ganha o reforço do - esse sim - marcador Jorge Henrique. Mas Dentinho e B. César desfalcam o time contra o chato Vitória no Barradão.

    Obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir