quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Futebol pra inglês ver

A situação econômica dos clubes Manchester United e Liverpool, os dois maiores vencedores de títulos ingleses, tem tornado seus modelos de gestão literalmente pra inglês ver. Na última semana o Man U, controlado pela família do americano Malcom Glazer, anunciou prejuízo recorde de £ 83,6 milhões em razão principalmente do pagamento de juros de dívidas. Já os Reds, dos também americanos Tom Hicks e George Gillett, passa por complicadíssimas negociações de venda.

A situação em Manchester é menos calamitosa. O anúncio do prejuízo recorde veio acompanhado de um lucro operacional recorde de £ 100,8 milhões e de volume de negócios de £ 286 milhões, provenientes em grande parte pela venda de tickets, licença da marca e direito de transmissão. Porém, segue longe de ser segura, com a dívida dos diabos vermelhos avaliada em £ 521,7 milhões, além de um empréstimo que a família Glazer possui de £ 225 milhões, segurado contra as ações que eles possuem no clube.

Ao que tudo indica teremos outra temporada marcada por protestos e cachecóis verde-dourado contra a direção dos Glazers.

Fonte: guardian.co.uk
Pro lado de Liverpool, a dívida apesar de ser menor que a do rival, expira em boa parte na próxima sexta. A dívida acumulada dos Reds é de £ 351 milhões, dos quais £ 237 milhões devem ser quitados até o referido prazo ao Royal Bank of Scotland. Em busca dessa quantia os americanos Hicks e Gillett, que tomaram o controle do clube em fevereiro de 2007, colocaram o clube à venda em abril desse ano.

Entretanto, somente aos 43 do segundo tempo que as propostas oficiais apareceram e a mais importante de um grupo controlador da franquia de baseball dos Boston Red Sox. A oferta de £ 235 milhões do New England Sports Vetures, feita na semana passada foi aceita pela diretoria do Liverpool, porém, recusada pelos donos norte-americanos que a consideraram baixa. 

Então, apareceu novamente a figura do Banco Escocês que entrou com uma ação contra a tentativa de recusa de venda dos donos. E hoje pela manhã saiu o veredicto em favor do RBS e indicativo que o Liverpool terá um novo dono nos próximos dias.

Os candidatos além do NESV, são um multimilionário de Cingapura chamado Peter Lim e um fundo de investimentos norte-americano chamado Mill Financial.

Fonte: Reuters
Por fim, fica aqui nossa torcida por melhores dias para a economia do futebol na terra da Rainha. 

Rodolfo Castro

Um comentário:

  1. E depois falam que os clubes brasileiros são mal administrados.

    Alvaro Penteado

    ResponderExcluir