terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Santos, Inter e Palmeiras: os grandes vencedores de 2010

Finalizada a temporada do futebol brasileiro, exceção do Colorado que disputa o Mundial de Clubes, três times de destacaram como os maiores vencedores do ano: Santos, Internacional e Palmeiras. Se bem que a decisão da CBF oficializar a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como títulos de Campeonato Brasileiro teve um pouco a ver com isso.

O Santos foi o grande vencedor de 2010. O alvinegro da Vila Belmiro levou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil com folga, e por merecimento do futebol mais vistoso do ano foi premiado com 8 títulos de campeão brasileiro. O time dos craques Neymar e Ganso, contou com uma ajudinha do Pelé para tanto.

O Internacional levou com méritos a Libertadores desse ano, o torneio mais desejado do futebol sul-americano e, na minha opinião, o mais complicado do mundo. Ainda está na disputa pelo título Mundial e com a Inter de Milão na fase que está, tem boas chances de levar o Bi. Em 2006 venceram um time muito mais complicado do Barcelona.

O Palmeiras com a decisão da CBF foi o que se deu melhor. Após não chegar à segunda fase do Paulista, ser eliminado pelo Atlético Goianiense na Copa do Brasil, terminar em 10o o Brasileiro e  perder pro Goiás na semi-final da Copa Sul-Americana, ganhou 4 títulos brasileiros. Agora divide com o Santos a posição de maior campeão brasileiro com 8 títulos cada.

Justo ou não – acredito que o seja – é bom nos acostumarmos com a nova ordem de títulos nacionais, ou esperarmos que a CBF edite outra. A confirmação dessa, sai semana que vem.


Rodolfo Castro

10 comentários:

  1. Não tem porque isso. Tanto faz ter 8 ou 6 títulos, o importante é ter visto a grande maioria deles. Mesmo assim, obrigado sr. Anônimo pela participação, se bem que um tanto quanto agressiva.

    ResponderExcluir
  2. Ela reconheceu o título do Flamengo que não reconhecia antes ???

    ResponderExcluir
  3. Acredito que sim, Sambari. O São Paulo e Flamengo tem o mesmo número de títulos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por mais uma vez trazer o assunto importante e polêmico com total imparcialidade !
    Eu acredito que é justo que a CBF faça esta unificação de títulos, por se tratar de campeonatos que representavam no momento o título de mais importância nacional, o que diferenciava era o nome, ou a falta de outras divisões e acessos.
    Nada mais justo que mostrar que Pelé ainda hoje é o maior ganhador de títulos, que o Bahia foi o primeiro campeão, em cima do Santos do já campeão mundial, Rei Pelé, que Garrincha, Tostão e Ademir da Guia, faziam a dirença.
    Mas vale lembrar a todos que além dos títulos, a história de um clube é fundamental, e esta unificação glorifica e engrandece a vida destes clubes, além de acariciar o ego de torcedores mais carentes de títulos recentes, como eu com meu Palmeiras.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Érico Marino pelo seu comentário.

    Concordo em tudo que tu disse. Devemos honrar a memória desses craques e dos clubes.

    Só acho que precisaria de mais uns títulos para acariciar o ego dos palmeirenses hehe...


    Por fim, devia ter esperado um pouco pra publicar o artigo. O Inter fez um papelão!

    ResponderExcluir
  6. Pelé merece ter Brasileiros no currículo! Pulou de 0 pra 6 títulos e é o maior ganhador! Hahaha Enfim, burrocracias a parte, não considero isso de todo o ruim, apesar de imaginar que antes da década de 60 também haviam torneios nacionais importantes que podem ser levados em conta nessa nova contagem de títulos.
    Acreditava que o Inter chegaria ao menos em uma final com a Inter de Milão mas pelo visto botei fé de menos nos africanos!

    ResponderExcluir
  7. Rodolfo,

    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo blog.

    Com relação ao novos titulos acho ridiculo. Acho ridiculo tambem o Fluminense estar na primeira divisão graças ao tapetão. Parabens ao Palmeiras, Atlético MG, Vasco, Corinthians, Coritiba e etc por cairem e voltar dignamente. Ano que vem quem fará isso é o Vitória.

    Abraço Boreto

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Thais B. pelo comentário. Concordo inteiramente com sua opinião.

    Não só Pelé, mas Tostão, Garrinha, Divido e muitos outros merecem um título de campeão no currículo. Pouco muda pra nós, jovens amantes do futebol.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Boreto pelo comentário e pelo elogio ao Blog.

    Os títulos são controversos e dividem opiniões. Sou a favor deles mesmo que meu time não tenha sido beneficiado pela medida. É triste saber que não passa de politicagem da CBF. Mas no caso os fins justificam os meios.

    Quanto ao Flu, se enquadra bem nessa politicagem. Entretanto, mereceram o Brasileiro.

    ResponderExcluir